Renovado programa de apoio para a indústria

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) aprovou a renovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Plástico (Bndes Proplástico). Na nova fase, ele terá orçamento de R$ 1,3 bilhão e prazo de vigência até 30 de junho de 2017. Os beneficiários são empresas da cadeia produtiva do plástico, fornecedoras dos segmentos de alimentos, construção civil, utilidades domésticas, higiene e limpeza, agrícola, cosmético/farmacêutico, automobilístico, dentre outros, incluindo produtores, fornecedores de equipamentos, recicladores e distribuidores nacionais.

São passíveis de financiamento, empreendimentos com enfoque em produção e modernização, inovação, fortalecimento de empresas e atuação socioambiental. As operações, no valor mínimo de R$ 5 milhões, podem ser feitas diretamente com o Bndes, ou por meio de agentes financeiros intermediários (chamadas operações indiretas não automáticas). O custo financeiro para projetos de implantação, expansão e/ou modernização de capacidade produtiva terá como base a TJLP (atualmente em 5% ao ano), mais remuneração de 0,9% do Bndes. As taxas de risco de crédito variam, de acordo com o tamanho das empresas.

Avaliação

De acordo com o empresário cearense Ary Albuquerque, proprietário da Indústria Brasileira de Artefatos Plásticos (Ibap), tal iniciativa favorece mais às empresas de três regiões brasileiras. Isso porque, no Norte e no Nordeste, existem outras linhas de crédito com juros mais baixos, ou seja, mais vantajosos para os empresários. “A prorrogação do Proplástico até o ano de 2017 é um mecanismo que continua a atender a necessidade do setor plástico brasileiro, particularmente, ao Centro Oeste, Sul e Sudeste. Aqui, no Nordeste, a indústria de uma maneira em geral dispõe do BNB e do próprio Bndes com linhas mais acessíveis para investimento fixo, que chega a 3,5% ao ano, portanto, mais interessantes”, destacou.

O setor reúne cerca de 11 mil indústrias no País e é responsável pela geração de, aproximadamente, 350 mil empregos. O programa Bndes Proplástico procura facilitar o acesso direto dessas empresas ao banco, uma vez que a modernização e o aumento de sua eficiência operacional são importantes fatores para a manutenção da rentabilidade, no longo prazo, e para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros, que enfrentam grande concorrência de importados.

 

Fonte: O Estado

IBAP Indústria de plásticos

Rua Leste 5, n° 123, Distrito Industrial,
Cep: 61939-020 | Maracanaú - CE

Localização

2014 - Todos os direitos reservados

desenvolvido por

i3