Atualmente o plástico é um dos produtos mais presentes na sociedade atual, ao ser descartado, pode passar por um processo de reciclagem que possibilita seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado que tem praticamente todas as características do plástico comum.
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente, quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas.

Coleta seletiva

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta.
Depois de coletadas por um sistema seletivo, as embalagens PET passam por uma triagem para separá-las por cor. Para viabilizar o transporte para as fábricas recicladoras é necessário, em muitos casos, o enfardamento, utilizando prensas hidráulicas ou manuais.
O processo de reciclagem do PET se dá através de moagem e lavagem das embalagens, daí os polímeros são novamente transformados em grânulos, os chamados grãos ou pellets.

Em sua maioria os materiais plásticos ocupam muito espaço nos aterros devido a dificuldades de compactação e por sua baixa degradabilidade.
As embalagens plásticas lançadas indevidamente no ambiente contribuem para entupimentos, propiciam condições de proliferação de vetores, prejudicam a navegação marítima e agridem a fauna aquática, além de causarem mau aspecto estético.